5 dicas para melhorar o hálito de seu pet – Dr. Patas – Paraíso

5-dicas-para-melhorar-o-halito-de-seu-pet-blog-dr-patas

Que ninguém gosta de mau hálito, não é uma novidade. E o mesmo vale para nossos pets. Cada vez mais próximos de nós, no sofá, na cama, às vezes é possível sentir que a higiene do seu amigo não está em dia. Entretanto, é importante ficar atento, pois isso pode ser um indício de que a saúde do pet não vai bem. Por isso, é importante consultar um médico-veterinário. Conheça 5 dicas para melhorar o hálito de seu pet.

O que causa o mau hálito? 

Na maioria dos casos a falta de higienização bucal dos cachorros acaba causando cheiros desagradáveis. Mas, ele pode ocorrer devido a enfermidades. Ou seja, antes de saber qual ação tomar em relação ao hálito do seu pet é importante descobrir a causa do problema. Assim, como os tutores humanos, os cães também devem realizar a escovação diária dos dentes. Isso já reduziria e muito a chance do animal ficar com “bafo”. Isso porque ao longo do dia o cachorro acumula substâncias e resíduos de comida na boca, assim como os humanos. Dessa forma, cria-se a película adquirida, uma cada viscosa e esbranquiçada localizada perto da gengiva. 

Sem a escovação, bactérias da boca se acumulam e começam a se reproduzir criando assim a placa bacteriana. O esmalte do dente já passa a ficar exposto com apenas 12 horas sem escovação. Após um certo tempo, reações químicas com o cálcio, presente na dieta, acabam colando no dente. Assim, o tártaro ou cálculo dentário se forma, aquelas manchas amareladas nos dentes. Com o tempo, várias camadas de placa formam-se até o tártaro ficar duro que nem pedra. Portanto, nesse estágio, algumas simples escovações não conseguirão remover a sujeira. Sendo assim, o mau hálito já está bem impregnado na boca do animal e os dentes também estão sujos. Além disso, há a possibilidade do cachorro estar com gengivite. E isso acaba resultando em micro sangramentos e outras infecções bacterianas, piorando o cheiro da boca do seu amigo. 

Outras possíveis causas

Doenças no estômago do cão também podem causar a halitose, como é chamado o mau hálito. Isso porque inflamações ou infecções na barriga também manifestam maus odores liberados quando o animal respira e acaba “bafando” na cara do dono.

A diabetes, quando não tratada, também pode levar a um quadro de cetoacidose. Esse quadro resulta de uma deficiência de insulina, que estimula a produção de energia através da quebra de gordura armazenada. Por sua vez, essa quebra da gordura acaba criando corpos cetônicos. E o acúmulo deles diminui o pH do sangue, causando a acidose metabólica. O mau hálito, neste caso, pode ajudar no diagnóstico dessa doença que pode ser fatal. 

Além dessas, doenças renais em estágio avançado causa acúmulo de amônia no organismo. Então ocorre o hálito urêmico, nomeado assim pelo fato que o cheiro lembra o odor de urina do cão. E por fim, tumores na cavidade oral também são responsáveis por causar bafo no cão. Isso porque esses tumores acabam ficando muito infeccionados. E assim, sangram com bastante frequência, deixando o animal com cheiro forte na boca.

5 dicas para melhorar o hálito de seu pet

Depois de entender as causas do cheiro ruim na boca do cachorro, o tutor deve se atentar em como melhorar o hálito do seu melhor amigo. Para isso, separamos 5 dicas para melhor o hálito do seu pet:

1) Higienização - A escovação retarda a formação da placa bacteriana e por consequência do cálculo dentário. Mas tome cuidado, os produtos usados devem ser destinados à saúde bucal do pet. 

2) Cuidado com os “ajudantes” - Hoje em dia, há petiscos e brinquedos especiais que são comercializados com se fossem aliados da saúde dos dentes. Entretanto, eles não são eficazes nesse sentido. Ou seja, trata-se apenas de um apelo comercial para vendas. Embora sirvam como distração para o animal.

3) Produtos especiais - Tanto o spray bucal para cachorro como o enxaguante bucal são ótimos produtos para deixar a boca do cão cheirosa e eliminar bactérias. Inclusive, alguns deles você pode colocar na água sem nem o cachorro perceber. No entanto, eles aliviam o mau hálito por apenas 15 minutos. 

4) Cada um é cada um - A alimentação também pode ser bastante importante na higiene bucal do cachorro. Mas não existem estudos com credibilidade que comprovem que a alimentação natural seja melhor do que a com ração. Entretanto, o que se sabe é que o acúmulo de cálculo dentário é uma reação individual de cada animal. Além disso, os animais de pequeno porte acumulam mais tártaro nos dentes do que os de grande porte. 

5) Visitas ao médico veterinário - Consultas periódicas com o médico-veterinário de confiança, entre 6 e 12 meses, também são recomendadas para combater o hálito ruim. Assim, o médico analisa a saúde bucal do pet e pode indicar outros métodos para tratar os problemas, mantendo o animal longe de doenças mais graves.

Como tratar o mau hálito

O Dr. Patas têm a estrutura para receber e tratar seu melhor amigo de diversas formas. Nossa equipe é formada por médicos veterinários qualificados para atender qualquer tipo de doenças em pets. Como por exemplo, a limpeza de tártaro em cães. Inclusive, esse procedimento é parecido com o que também limpa os dentes dos humanos. Assim, o médico veterinário se dedica na remoção da placa bacteriana com um aparelho chamado ultrassom odontológico. 

Na Dr. Patas, realizamos exames pré-operatórios para avaliar a condição e necessidade de cada caso. No caso dos cachorros, eles são anestesiados, por meio de anestesia inalatória, para a realização da limpeza. Mas pode ficar tranquilo que nossos profissionais de qualidade estão mais do que preparados para tratar seu melhor amigo. Nossa Clínica Veterinária conta com a melhor infraestrutura do bairro do Paraíso, onde são realizadas diversas consultas, exames e avaliações de cães e gatos. 

Quer saber mais? Entre em contato agora ou preencha o formulário para agendar uma consulta!  🏥

Entre em Contato:

Compartilhe:

Entre em contato: