Saiba a importância da castração de gato

arte blog dr patas 12:01

A castração, ou esterilização como também é conhecido, é um processo importante para gatos domésticos. Além de ser um importante reforço para a saúde dos felinos. Justamente devido a essa importância, existe muita dúvida em torno do assunto. Já que o procedimento tem impactos diretos na vida dos gatos e de seus tutores. Saiba a importância da castração de gato. 

Qual a idade ideal para a castração?

Normalmente, o procedimento é feito nos gatos ainda filhotes, por volta dos 4 a 6 meses. Estudos indicam que a castração muito precoce pode interferir na ação hormonal e comprometer o desenvolvimento adequado do filhote. Por isso, a indicação pode variar de acordo com o recomendado pelo médico-veterinário. O procedimento deve ser realizado de forma eletiva em gatos adultos. Uma vez que o animal não apresente problemas de saúde que possam tornar a cirurgia contraindicada.

Após a castração, o animal pode apresentar as seguintes mudanças metabólicas. Essas mudanças predispõem ao ganho de peso e obesidade, já que tornam o animal mais sedentário, ao mesmo tempo em que ele passa a consumir mais energia do que gasta. As mudanças mais observadas são: a redução de cerca de 30% da taxa metabólica basal, diminuição da necessidade energética diária (NED) em aproximadamente 33% e o aumento de 22% na ingestão voluntária de alimentos.

Tais mudanças predispõem ao ganho de peso e obesidade, já que tornam o animal mais sedentário, ao mesmo tempo em que ele passa a consumir mais energia do que gasta. Por este motivo, algumas medidas podem ser tomadas para evitar que isso aconteça.

Benefícios da castração de felinos

A saúde do animal é a maior beneficiada após a castração. Seja para o convívio com seu tutor, mas também para a saúde pública como um todo. Devido a algumas doenças em que o gato pode ser o transmissor. Conheça alguns benefícios abaixo: 

- A castração contribui e muito para o controle populacional, especialmente em gatos que possuem o costume de “dar um rolê” por aí. Assim, evitam-se ninhadas indesejadas, diminuindo de forma significativa o triste dado de animais abandonados. E assim, anula-se a possibilidade de gravidez psicológica. 

- Reduz acidentes, brigas e transmissão de doenças infecto-contagiosas, seja para humanos, como também para outros gatos. Como por exemplo o vírus da imunodeficiência felina (FIV), conhecida como o HIV felino.

- A expectativa de vida de gatos machos e fêmeas dobra em relação àqueles que não são castrados.

- Comportamento mais dócil dos felinos com seus tutores.

Além disso, mais especificamente nos machos, o procedimento favorece o comportamento tranquilo e ajuda a evitar brigas e disputas pela marcação de território. Assim como reduz a probabilidade do gato desenvolver doenças testiculares e na próstata, além de diminuir também o odor da urina. Já nas felinas, a castração reduz comportamento de cio, diminui as chances de desenvolver doenças reprodutivas e previne o câncer de mama.

Cuidados pós-castração 

Após a castração, é importante adotar algumas medidas para evitar o ganho de peso e garantir a saúde e qualidade de vida do animal. Sendo assim, é recomendado que os tutores promovam enriquecimento ambiental. Por exemplo, caixas e objetos posicionados no alto de espaços verticais onde o gato passe a maior parte do tempo. Assim, estimulam-se os instintos importantes dos felinos, como explorar, caçar, se esconder e praticar atividades físicas de modo geral.

Proporcionar uma dieta adaptada ao animal castrado e que previna o ganho de peso. Dessa forma, é válido moderar na gordura consumida, bem como aumentar o teor de proteínas para preservar a massa muscular, o de fibras para promover diluição energética e saciedade, além da hidratação para favorecer a saúde do trato urinário.

No Dr. Patas temos a melhor estrutura para medicina felina do bairro do Paraíso. Assim, contamos com uma equipe formada por veterinários qualificados para atender qualquer tipo de doenças em felinos, sejam filhotes ou adultos. 

Ou seja, você pode cuidar da saúde de seu melhor amigo em um só lugar. A partir do check-up periódico é possível detectar problemas com antecedência e a partir disso fazer exames para investigar de forma melhor. Inclusive as doenças silenciosas, uma das principais causas de morte dos felinos.

Quer saber um pouco mais? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo por WhatsApp. Se preferir, preencha o formulário e entraremos em contato!

Entre em Contato:

Compartilhe:

Entre em contato: