Saiba mais sobre a vacinação em filhotes – Dr. Patas – Paraíso

saiba-mais-sobre-vacinacao-em-filhotes

Já falamos aqui no blog sobre os primeiros cuidados com seu pet. Ter um filhote requer diversas atenções e há diversas recomendações a serem seguidas. Caso seu pet esteja saudável, ele poderá receber sua primeira vacina já na primeira consulta. Entretanto, talvez seja necessário esperar mais um tempo antes de imunizá-lo de vez. E essa é só uma das recomendações a respeito das vacinas em pets bebês. Saiba mais sobre a vacinação em filhotes.

Início das vacinas

As vacinas múltiplas devem ser as primeiras aplicadas em seu pet. A óctupla (V8) ou a déctupla (V10)  protegem o animal contra cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, coronavirose, parainfluenza, adenovírus tipo 2 e leptospirose. A diferença entre elas é que a V10 protege contra quatro cepas de leptospirose, enquanto a V8 protege contra duas. Um filhote deve tomar três doses da vacina múltipla. A recomendação é que a primeira seja aplicada a partir dos 45 dias de vida. Já as outras duas, devem ser aplicadas com intervalos de 21 a 30 dias entre elas. O atraso de uma das doses pode comprometer o processo. Além disso, o animal precisará tomar um reforço da vacina todos os anos.

É importante também não atrasar a vacinação. Isso porque o animal corre muito mais risco de ficar doente se não estiver protegido. Ou seja, assim que ele completar 45 dias, leve para tomar a primeira vacina. Além disso, vale ressaltar que se o animal estiver doente, a vacina não pode ser aplicada. Em cachorros filhotes a vacina só pode ser aplicada enquanto estiverem saudáveis. 

Vacinação obrigatória e não-obrigatória

Além das múltiplas (V8 e/ou V10), a antirrábica é uma vacina obrigatória para filhotes. Ela protege contra a raiva canina, doença sem cura e grave. Assim, ela costuma ser aplicada próxima dos 4 meses de vida do animal. Tempo o bastante para encerrar o ciclo de aplicação das três doses da primeira vacina. Assim como muitas outras, a antirrábica também necessita de um reforço anual pelo resto da vida.

Há outras vacinas que são altamente indicadas, mas não são consideradas obrigatórias no calendário de vacinação. Dentre elas, estão as vacinas contra leishmaniose, gripe canina e giardíase. De modo geral, essas vacinas costumam ser recomendadas para pets que vivem em ambientes em que doenças são mais comuns. Entretanto, se você tiver o hábito de sair com seu pet em parques e locais públicos é aconselhável considerar a aplicação dessas doses. Além disso, é importante ficar atento às reações que o cachorro pode ter, já que elas são bem comuns. Vale ressaltar que cada caso é único. Sendo assim, o animal pode apresentar alguns efeitos colaterais como: febre, letargia, dor e inchaço no local onde foi aplicada a vacina. Entretanto, caso esses sintomas persistam, leve-o de novo ao médico veterinário para uma reavaliação.

Cuidados pós-vacina

Quando filhote, o cachorro é um animal frágil e qualquer exposição pode desencadear algo mais grave. Sendo assim, é recomendado evitar passeios antes que ele esteja vacinado. Aproximadamente 21 dias após a primeira dose da primeira vacina,o filhote já pode começar a ter contato com outros cães para iniciar processo de socialização. Mas seus novos amigos também devem ser vacinados com pelo menos a primeira dose da vacina. Além disso, o encontro deve ser em local fechado. Portanto, o cachorro deve ser mantido em casa, evitando exposições desnecessárias. Dessa forma, para passear com cachorro é aconselhado esperar duas semanas após a última dose das vacinas obrigatórias. 

Após se vacinar, o sistema imunológico do filhote acaba ficando um pouco debilitado. A fim de evitar o estresse, que aumenta as chances de adoecimento, é importante evitar o banho. Uma vez que o banho pode ser um momento estressante para o cão. Assim, o indicado é aguardar pelo menos 21 dias após a dose da vacina para banhar o seu pet. Nesse momento, é importante evitar o estresse, pois um cachorro estressado tem mais chances de ficar doente. Já que a hora do banho pode ser estressante para o pet.   

Vacinas na Dr. Patas

Bom, agora que você já sabe a importância das vacinas para os filhotes, saiba onde levar ele para que elas sejam aplicadas. Na Dr. Patas, contamos com uma equipe formada por médicos veterinários especialistas e qualificados em diversos serviços, dentre eles, a vacinação de pets. Como você já sabe, é muito importante manter a carteirinha de vacinação veterinária atualizada para prevenir que o seu pet pegue doenças infecciosas.

Em nossa clínica, são usadas apenas as melhores vacinas, como:

- Vanguard® PLUS (V10)

- BronchiGuard® (Gripe Canina)

- Defensor® (Raiva)

- GiardiaVax® (Giárdia)

- Leish-Tec (Leishmaniose)

- Felocell® CVR-C (Quádrupla felina)

Quer saber um pouco mais? Agende agora mesmo uma consulta para saber as vacinas necessárias para seu melhor amigo. Entre em contato pelo WhatsApp ou preencha o formulário e entraremos em contato!

Entre em Contato:

Compartilhe:

Entre em contato: