5 motivos para dar banho em gato

arte blog dr patas 26:01

Os felinos são animais cativantes e muito conhecidos por serem independentes, livres e metódicos. Uma de suas características mais significativas são seus hábitos de higiene, o seu famoso “banho de gato”. E há quem diga que devido a sua auto limpeza os gatos não devem tomar banho. Mas será mesmo? Conheça 5 motivos para dar banho em gato.

Banho em gato

Os felinos receberam a fama de não serem muito fãs de água e por isso muitos tutores ficam com receio em dar banho. Porém, se acostumados desde filhotes o hábito vai se tornando mais fácil no futuro. Pode também começar limpando o gatinho com um pano úmido e depois avançar para o banho completo.

De fato, os gatos acabam se limpando sozinhos com lambidas pelo corpo. Entretanto, médicos veterinários sugerem algumas limpezas mais profundas para retirar impurezas que podem não ter saído nas lambidas e que se acumuladas podem gerar problemas de pele. Principalmente aos gatos que possuem livre acesso a rua, hábito não recomendado pelos especialistas. Lembrando que nossa indicação é que os banhos ocorram no máximo de 6 em 6 meses.

5 motivos para dar banho em gato

Bem-estar

Antes de tudo, para o maior bem-estar do bichano é válido acostumá-lo com os banhos. Uma vez acostumado, pode ser que ele até aproveite e goste desses momentos. Estudos apontam que apresentar o gato desde filhote faz com que ele se acostume melhor com essa experiência. Facilitando assim, futuros banhos na vida adulta. Portanto, o indicado é que essa adaptação aconteça a partir dos dois meses de vida do animal.

Porém, como isso depende de vários fatores, o ideal é que você consulte seu veterinário antes de delimitar uma frequência específica. Banhos excessivos podem atrapalhar o olfato dos gatos. Uma vez que eles possuem feromônios na pele. E essas substâncias químicas são produzidas pelo próprio corpo e estão relacionadas com a sensação de bem-estar e com sua própria identidade, através do cheiro. Por isso, é comum que eles se lambam após o banho. Pois é uma tentativa desesperada de repor os ferormônios perdidos.

Secagem completa

Além de benefícios de comodidade, o banho em pet shop também traz benefícios à saúde. Por exemplo, a secagem é um dos processos mais importantes. Não só pelo fato do cuidado extra com as orelhas, mas também pela pele do animal. Afinal, a presença de umidade nos pelos, e por consequência na pele, aumenta a chance de doenças de pele. Assim como a umidade pode afetar e prejudicar a audição do animal. Além disso, a secagem exige equipamentos corretos, que são mais silenciosos. Com profissionais treinados e especializados, seu pet pode usufruir de uma experiência bem menos estressante e traumática do que seria um banho “comum” em casa. Isso porque ele estão habituados aos desafios e cuidados que devem ser tomados durante esse processo. 

Higiene

Se o gato é “bicho solto", ele certamente tem o costume dar suas voltas pelo bairro ou pela área que ele vive. Com isso, a sujeira do ambiente em que ele circula pode aderir à pele e ao pelo e assim acaba gerando coceiras, que podem desencadear problemas dermatológicos. Portanto, além da água, o shampoo pode ser bem-vindo nesses casos específicos. O nosso serviço completo de banho está preparado com os melhores profissionais que fornecerão uma ótima experiência ao seu amigo.

Saúde em dia

Nas dependências do Dr. Patas também há uma clínica veterinária. Ou seja, ao levar seu pet para tomar banho você pode aproveitar e realizar check-ups periódicos. Visitas frequentes ao médico-veterinário são grandes aliados para evitar o surgimento de doenças. Especialmente para os gatos existem muitas doenças silenciosas. Sendo assim, ter seu felino próximo de profissionais pode ajudar a detectar problemas e sintomas. Principalmente, a partir dos 4 a 6 anos e conforme a idade do pet for avançado. Já que a partir desse período da vida aumentam as chances de desenvolver doenças renais. 

Limpos, cheirosos e com pelo escovado

Antes de tudo, é necessário ter a orientação do médico veterinário responsável para estabelecer uma frequência saudável de banhos específica. Uma vez que banhos excessivos podem gerar problemas de pele em gatos. Sendo assim, mesmo que eles tenham acesso à rua, a indicação é que eles sejam banhados em um intervalo de 45 a 60 dias ou até mais. A escovação diária dos pelos do seu bichano é uma ótima indicação. Além de evitar a formação de bolas de pêlo, a escovação dos gatos deixa a pelagem mais bonita e, por consequência, diminui a necessidade de banhos. Entretanto, a prática deve ser incentivada desde cedo, Pois assim, o animal acaba se acostumando com a rotina e ainda ganha um carinho. Para gatos muito peludos, a tosa é uma alternativa ao banho. Já para aqueles de pelo curto, o “banho de gato” já pode ser o bastante.

Diferenciais da Dr. Patas

Para ter um banho relaxante e adequado, é importante ir ao local adequado e preparado para recebê-lo. O centro de estética da Dr. Patas conta com os melhores produtos na área estética. Além da tranquilidade oferecida por termos supervisão veterinária durante todo o processo e equipamentos qualificados para cada tipo de procedimento. Assim, temos a melhor estrutura da região para receber o seu pet com o maior conforto possível. E prezando sempre por um ótimo atendimento para mantermos uma relação excelente. Além disso, nossos profissionais são extremamente qualificados para atender da melhor forma possível. 

Estamos bem localizados à 2 minutos da Av. Paulista no bairro do Paraíso, próximo ao Metrô Brigadeiro.

Quer agendar agora mesmo um banho e tosa? Entre em contato pelo WhatsApp ou preencha o formulário!

Entre em Contato:

Compartilhe:

Entre em contato: