Tosa Higiênica, quando fazer?

banner blog dr patas tosa higienica

Se engana quem acha que tosa é algo puramente estético. A tosa do seu pet também está diretamente ligada à higiene do animal. Sendo assim, há diferentes tipos de formas de tosar seu melhor amigo. Como por exemplo, a tosa com trimming. Mas existe um outro tipo que tem crescido cada vez mais e é dele que falaremos neste post. Tosa higiênica, quando fazer? 

Tipos de Tosa

Antes de tudo, é importante conhecer os diferentes tipos de tosa. E qual a intenção e a indicação para cada uma delas. Entenda os tipos a seguir: 

Tosa na máquina

É utilizada uma máquina específica e voltada para a tosa dos animais, ela é passada de acordo com a direção do pelo. Apenas profissionais devem fazer esse tipo de tosa, para evitar qualquer erro ou machucado. 

Tosa bebê

Essa tosa deixa os pelos curtos e arredondados, dando um aspecto de filhote ao pet. É indicada para cães de pequeno porte e para aqueles que o tutor não tem muito tempo para gastar com a escovação dos pelos.

Tosa na tesoura

Feita apenas com a tesoura, ela resulta em um melhor acabamento dos pelos e acaba gerando um maior bem estar ao animal, já que não tem os barulhos causados pela máquina. 

Tosa Verão

É a tosa voltada para o pet que está com muito calor ou possui muito nós no pelo. Ela aumenta o bem-estar e evita ainda problemas de pele, como fungos e dermatites, mais propícios a surgir no calor. 

Tosa de raça

Essa tosa é especial e varia de acordo com a raça, a fim de manter as características originais dos pets. Cada uma possui um corte diferente de acordo com seu formato de pelo. 

Tosa para gatos

Se engana que apenas os cães precisam de tosa. Sendo assim, os gatos também necessitam desse cuidado. Uma vez que eles possuem pelos longos e a tosa proporciona um conforto maior.

A tosa higiênica

A tosa higiênica é fundamental para a saúde, bem-estar e, claro, a higiene do seu pet. Ou seja, ela não é feita apenas por questões estéticas. Normalmente, ela costuma focar em algumas partes específicas do corpo do animal. Como por exemplo, na barriga, partes inferior da pata (almofada plantares) e nas partes perianal e anal. Além disso, dependendo da raça ocorre também o corte dos pelos do ouvido, das unhas e a limpeza da região dos olhos. Entretanto, há raças que exigem que a tosa higiênica seja feita mais vezes. Como é o caso do maltês, yorkshire e shih-tzu. Isso porque são raças de pelo longo, e muitas vezes, devido ao comprimento, seus pelos ficam molhados quando bebem água, por exemplo. Deixam a pelagem suscetível a fungos, além do acúmulo de sujeira e até mesmo possíveis escorregões nos próprios longos pelos.   

E o mesmo vale para os gatos. Ou seja, a tosa garante a higiene do felino e também tem um foco especial em partes específicas do corpo do animal, mais suscetíveis a sujeiras, mau cheiro e acúmulo de pelo. Sendo assim, ela diminui riscos de acidentes relacionados à alta quantidade de pelo na parte inferior das patas. E no caso mais específico dos felinos, reduz indiretamente a ingestão de bolas de pelo nos organismos deles.

Onde fazer a tosa do seu pet?

Além da tosa, outro forte aliado da higiene do seu pet é o banho. No Dr. Patas, além de toda infraestrutura de nossa clínica veterinária, contamos com a melhor estrutura para banho e tosa do bairro do Paraíso. Assegurando assim, que seu pet sempre tenha sua higiene e saúde em dia. Contamos com pacotes avulsos e mensais para sua comodidade. Além disso, realizamos diferentes tipos de tosa: na tesoura, na máquina, trimming, higiênica, tanto para cães e gatos.

Quer saber mais? Entre em contato agora ou preencha o formulário para agendar seu horário!  🏥

Entre em Contato:

Compartilhe:

Entre em contato: